ALDEAMENTO MARINHA FREIXOS
QUINTA DA MARINHA, CASCAIS
O Aldeamento Marinha Freixos encontra-se localizado na Quinta da Marinha Sudeste, considerada por muitos como a Riviera Portuguesa. A Quinta da Marinha sempre foi escolhida não só pela sua localização perto da capital e da histórica vila de Sintra (zona de eleição para férias pela antiga realeza Portuguesa) mas também pela sua localização geográfica no triângulo Cascais, Lisboa, Sintra, sendo considerada a zona mais exclusiva de Portugal. A sua segurança e lifestyle são fatores determinantes para a sua escolha pelas mais diversas personalidades e celebridades de Portugal e de países estrangeiros.
O Aldeamento Marinha Freixos faz parte do inicio da história da Quinta da Marinha que remonta aos finais do século XIX. Inicia-se nos anos 20 do século passado, com a compra da Marinha ao conde de Moser por Carlos Montez Champalimaud, médico-cirurgião e empresário. Com uma larga e ousada visão do futuro, Carlos Montez Champalimaud anteviu o elevado potencial urbanístico daquela zona, então território inóspito, arenoso e quase desértico.
Durante mais de 80 anos, e em simultâneo com o inicio da infra-estruturação da Quinta, procedeu-se à fixação das dunas e à conservação e florestação de toda a sua área, transformando o que era inóspito e quase desértico num local sobejamente conhecido pelas suas características paisagísticas.
A primeira parte da propriedade a ser desenvolvida no projeto urbanístico que teve início nos anos 80, foi a zona da Quinta situada na zona Sudeste e que inclui, atualmente, um campo de golfe de 18 buracos – desenhado por Robert Trent Jones –, um Hotel, uma zona residencial, um Aldeamento Turístico e o Aldeamento Marinha Freixos.
O projeto urbanístico original, foi concebido em 1922 pelos arquitetos urbanistas ingleses Cackett & Burns, de Newcastle, Inglaterra.